GUIA DO DESFILE

Tá chegando a hora, Morada!

Chegou a hora de fazer o chão estremecer e o corpo arrepiar! Chegou o momento tão esperado de exaltar Clementina e vadiar com a nossa Morada.

Este é o GUIA com todas as orientações que você precisa para o dia do desfile. Siga as instruções e, se ainda restar dúvidas, você pode contar com a ajuda do Departamento de Evolução e Coordenação de Ala (DECA) e Diretores de Harmonia. Tem ainda um canal no WhatsApp, o Voz da Morada, que você pode acionar se precisar: (11) 96337-0608. 

HORÁRIOS

20h30 – Concentração na Quadra
22h00 – Embarque para o Anhembi
22h20 – Desembarque no Anhembi
22h30 – Pré Concentração
23h40 – Concentração Oficial
00h20 – Início do Desfile
01h45 – Término do Desfile

CONCENTRAÇÃO (PRÉ-DESFILE)

1. Atenção aos horários
Eles estão disponíveis acima e também serão reforçados pelos Chefes e Coordenadores nos grupos de WhatsApp de cada ala.

2. Só leve o necessário
Não leve nada que não faça parte da sua fantasia! É extremamente proibido celulares, câmeras fotográficas ou qualquer outro objeto/acessório que não pertence à fantasia. Os jurados estão instruídos a retirarem pontos da escola caso identifiquem celulares ou outros objetos.

3. Sua fantasia
Cuide bem da sua fantasia, afinal só é permitido entrar no sambódromo com ela completa, integralmente.

4. Sem álcool na avenida
Não consuma bebidas alcoólicas antes do desfile. Os componentes com sinais de embriaguez serão retirados do contingente da escola, ainda na concentração.

5. Equipe da Morada
Toda a equipe de Diretores de Carnaval, Diretores de Harmonia, Coordenadores e Chefes de Ala, estarão devidamente trajados e identificados. Nossa equipe trabalhou muito durante o ano para proporcionar a você e a escola um desfile maravilhoso, digno da Mocidade Alegre.

IMPORTANTE: Os Diretores de Carnaval e Diretores de Harmonia estão autorizados a retirar do contingente da escola, qualquer integrante que esteja embriagado, com algum acessório não pertencente à fantasia, com a fantasia incompleta ou danificada.

DESFILE (ATENÇÃO PARA OS QUESITOS)

Cada quesito é composto por 4 jurados, espalhados por toda avenida em torres de aproximadamente 8 metros de altura, que proporcionam visão geral da pista. Eles estão atentos a cada detalhe para dar sua nota. E você é responsável por muitas desses quesitos.

Lembre-se: SÃO 9 TORRES DE JURADOS: 2 TORRES antes do recuo e 7 após o recuo da bateria. Por isso é importante que você mantenha sua empolgação, alegria e demonstre toda felicidade em desfilar até o fim da avenida. Vamos aos quesitos:

PRIMEIRO QUESITO: FANTASIA

Sua fantasia deve estar completa – integralmente – e em uniformidade com os demais componentes da sua ala. E, por isso, acessórios não pertencentes a ela (celulares, máquinas fotográficas, pochetes, latas de bebidas, cigarros etc.) não podem ser levados e usados durante o desfile, sob nenhuma hipótese. Se forem detectados pelos jurados, a escola perde pontos.

O chapéu da sua fantasia deve estar seguro em sua cabeça para que não haja nenhuma possibilidade de queda. Por isso, é muito importante que, na concentração, você se certifique que o chapéu (assim como o costeiro) esteja bem preso ao corpo.

Peça ajuda ao Chefe e Coordenadores da sua ala para garantir as amarrações de cada item da sua fantasia.

Importante: Componente sem chapéu ou carregando-o nas mãos, faz a escola perder pontos.

As roupas utilizadas por baixo da fantasia, como camisetas, tops, peças íntimas, NÃO podem ficar aparentes, a menos que elas façam parte da fantasia. Se alguma dessas peças for detectada pelo jurado, a escola também perde pontos.

SEGUNDO QUESITO: EVOLUÇÃO

Nesse quesito, os jurados analisam a performance dos componentes ao desfilar. Por toda a passarela, eles estarão atentos à sua espontaneidade, expressão corporal e animação. Essa é a hora de mostrar sua garra e a felicidade de estar ali desfilando.

Você pode interagir com o público das arquibancadas que estarão lá para aplaudir a nossa escola. Mas, NÃO VIRE PARA TRÁS e NÃO ANDE DE COSTAS, o desfile segue sempre em frente. Aproveite para agitar o corpo, se movimentar, gesticular e sorrir, afinal é CARNAVAL.

TERCEIRO QUESITO: HARMONIA

Os jurados desse quesito analisam o CANTO da escola, e não o som eletrônico da avenida. Eles procuram – e muitas vezes encontram – pessoas fantasiadas que não cantam ou cantam sem muita vontade. É para evitar perder pontos nesse quesito que ensaiamos muito durante o ano. Então, defenda nossa escola, cante o samba na avenida com o coração e com alegria o tempo todo.

Você pode incentivar outros componentes que estão ao seu lado a também cantarem. Mas, atenção: NÃO é permitido conversar durante o desfile, isso atrapalha o canto e pode tirar pontos da escola.

DISPERSÃO

Quando o desfile acabar, siga as orientações de saída de nossos Coordenadores e Chefes de Ala. Eles estão preparados para direcionar você e seus amigos aos ônibus que retornam à quadra.

Se não quiser mais a sua fantasia, você pode deixá-la no ônibus ou na quadra quando retornar. Em hipótese alguma jogue-a na rua, ela é extremamente importante para a escola.

DESFILE DAS CAMPEÃS

Fique de olho na apuração do Carnaval que acontece na terça-feira, dia 26 de abril às 16h. As 5 primeiras escolas classificadas voltam a desfilar na sexta-feira seguinte, dia 29 de abril.

Não se esqueça: caso nossa escola esteja entre as 5 primeiras, só poderão participar do desfile das campeãs os componentes que estiverem com a fantasia completa, integralmente!

SAMBA-ENREDO

Intérprete: Igor Sorriso
Composição: Marcio André, Fabiano Sorriso, China Da Morada, Marquinhos Biel, Lucas Donato, Daniel Katar, Bello e Marcelo Valencia

É lindo ver a mulher negra lutar!
Quem te vê sorrir, não há de te ver chorar!
Rainha Quelé, vem ser coroada!
Na minha, na sua, na nossa Morada! (2x)

Negra na alma e na cor
Flor de raíz africana
Batuque de jongo, Folia de Reis
Orgulho de ser Valenciana
Saiu da roça, iaiá!
Foi pra cidade
Voou com a Águia altaneira
Cercada de bambas, caiu no samba
De verde e rosa lá em Mangueira
Senhora da Glória, de tantas batalhas
A Rosa dos palcos, a voz de navalha

Na hora da sede você pensa em mim (ê, laiá!)
Não vadeia, Clementina!
Eu vou vadiar!
Foi o tombo do navio
Marinheiro só!
No balanço do mar! (2x)

Yô, yô! Yô, yô!
O seu cantar é uma prece
No altar do samba resplandece
Aonde Deus fez a morada
Emana a luz do nosso Senhor
E o Saravá de todos Orixás
Filha de Zambi!
Identidade, alma ancestral
Da negritude, retrato mestiço
De fato a voz dos escravos
Ginga, capoeira, partideira, axé!
A Mocidade se ajoelha aos seus pés!

COREOGRAFIA

Aprenda no vídeo a coreografia dos refrões do nosso samba para fazer bonito no desfile. 

ENDEREÇOS

Quadra Mocidade Alegre
Rua Samaritá, 1020 – Bairro do Limão

Sambódromo do Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana