Cultural Novidade

Escola amiga da inclusão: Mocidade no lançamento do Samba com as Mãos

baianas

Não é por acaso que a Mocidade Alegre recebeu a alcunha de Morada do Samba. Foi por ser uma escola de portas abertas a qualquer sambista, de qualquer coirmã. E quando pensamos em qualquer sambista, isso inclui as pessoas com deficiência. Por isso, a Mocidade Alegre se sente orgulhosa de ser homenageada, ao lado de outras coirmãs, como uma escola amiga da inclusão e de ter participado na segunda-feira, (5 de fevereiro) do lançamento do Samba com as Mãos, projeto que traduziu para libras os sambas-enredo de agremiações da capital. Esta é a oitava edição desse projeto bacana desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP). 

O evento, que reuniu cerca de 800 pessoas na Praça das Artes, no centro histórico da capital, contou com a presença de cinco importantes instituições que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência e de vários representantes das 22 escolas de samba paulistanas que abraçaram o projeto.  

Clima de pré-carnaval com muita inclusão

Na Praça das Artes, sem dúvida, o clima já era de pré-carnaval e os presentes puderam acompanhar a apresentação da Bateria Inclusiva, composta por um mestre, dez ritmistas, dois passistas e uma porta-estandarte, todos com deficiência. Além disso, as escolas de samba do Grupo Especial e Grupo de Acesso I subiram ao palco para receber das mãos do apresentador Manoel Soares um troféu como homenagem por ser uma “Escola de Samba Parceira da Inclusão”. Ao lado de Manoel, estavam a primeira-dama da capital, Regina Nunes – madrinha da iniciativa Carnaval Inclusivo – e a secretária da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

O casal de mestre-sala da escola, Stephanie e Hudy, foram os encarregados segurar a honraria, ao lado de integrantes de Lideranças da escola. Mas tinha mais gente da Morada do Samba por lá. Componentes da escola e as Baianas Puro Fervor da Mocidade Alegre compareceram ao evento. Elas, inclusive, abrilhantaram a festa. Confira um pouco do evento nos vídeos e fotos abaixo. 

 

Pré-lançamento do Samba com as Mãos foi na Arena Morada do Samba

No sábado (3), a Arena Morada do Samba teve a honra de ser o espaço escolhido para o pré-lançamento do Samba com as Mãos. A noite, que incluiu Baile de Carnaval com as tradições marchinhas e o último ensaio de quadra rumo ao desfile oficial, teve uma surpresa. No telão, a comunidade acompanhou a apresentação, em libras, do samba-enredo “Brasiléia Desvairada” que a Mocidade Alegre levará para avenida, no dia 10 de fevereiro. Ou seja, um momento de muita emoção. A primeira-dama Regina Nunes e a secretária da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco estiveram presentes em nossa Arena. Também compareceram o prefeito Ricardo Nunes, o subprefeito da Freguesia/Brasilândia, Sérgio Gonelli, o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, a secretária municipal de Cultura, Aline Torres e a vereadora Sandra Santana. Vamos juntos, portanto, trabalhar para um carnaval cada vez mais inclusivo!

Crédito das fotos na Arena Morada do Samba: Kelly Ferreira 

Confira o samba-enredo 2024 da Mocidade Alegre em libras. No YouTube da SMPED você encontra os sambas das coirmãs.

#
Abrir bate-papo
Voz da Morada
Olá, sou o Voz da Morada 👋
Se precisar de ajuda, conte comigo!